Clube Ciência Viva na Escola
O Clube Ciência Viva na Escola, CCVnE_Ciência 100 barreiras, do AE Gaia Nascente, foi criado no início do ano letivo 2022/2023 e irá estender-se até ao final do ano letivo de 2025/2026.

O Clube colabora com outros projetos escolares tais como o Clube Eco Escolas, o Clube de Robótica, o Programa de Apoio à Promoção e Educação para a Saúde e as Bibliotecas Escolares.

A implementação do projeto Clube Ciência Viva na Escola do Agrupamento Gaia Nascente, pretende dinamizar atividades que possibilitem o desenvolvimento de aprendizagens diversas, relacionadas com vários domínios e que poderão ser exploradas no âmbito de várias áreas temáticas, de forma a motivar as crianças/alunos, ao facilitar a promoção do sucesso dos mesmos, na exploração de atividades de natureza científico-experimental, quer em contexto da sala do Clube CVnE, quer no espaço exterior envolvente, do 2º ciclo ao ensino secundário, em articulação com o ensino pré-escolar e o 1o ciclo, através da promoção da literacia científica, motivadora da curiosidade, da observação, da autonomia e do desempenho dos alunos/crianças, em situações práticas.
Será possível a deslocação dos alunos aos laboratórios/salas de ciências, para a realização de atividades experimentais e laboratoriais, do trabalho colaborativo entre pares e entre professores/alunos, com investigadores, instituições do ensino superior e outras realidades, ou seja, a partilha do conhecimento e transmissão da literacia científica, junto de um público abrangente, alunos, famílias comunidade local, sensibilizando-o para a importância das ciências na interpretação dos fenómenos do dia-a-dia.


Palestra |A física da gravidade e dos satélites
2024-2025
Em semana de comemoração do Dia Mundial das Ciências (dia 24 de novembro), o Clube Ciência Viva na Escola, convidou o Dr. Carlos Martins, investigador no Centro de Astrofísica da Universidade do Porto, para vir à Escola Secundária Gaia Nascente realizar uma palestra cujo tema foi “A física da gravidade e dos satélites
À palestra assistiram todos os alunos do curso de Ciências e Tecnologias do 10º, 11º e 12º ano.

Fotos
“Não é magia, é ciência”
2024-2025
No dia 15 de outubro, os alunos do 1.º ciclo da Escola Básica de Cabanões e da Escola Básica do Freixieiro, assistiram ao espetáculo “Não é magia, é ciência”, apresentado por professores da Fábrica Ciência Viva de Aveiro.
É de salientar o grande entusiasmo e a curiosidade que todos os pequenos espectadores demonstraram pelas atividades desenvolvidas.
O Clube de Ciência Viva do nosso Agrupamento, como forma de agradecimento, ofereceu aos 3 professores da Fábrica Ciência Viva de Aveiro que dinamizaram o espetáculo, um postal (feito pela turma 3aFG), decorado com pigmentos naturais (resultado de um trabalho experimental) e um saquinho com sabonetes, também efetuados no âmbito do nosso Clube de Ciência.

Fotos EB de Cabanões
Fotos EB de Freixieiro
“Dia Mundial da Alimentação”
2024-2025

Por todo o agrupamento, desde as escolas primárias até à escola secundária, foi celebrado o dia mundial da alimentação, tendo sido diversas as atividades desenvolvidas.
São exemplo disso, as atividades desenvolvidas pelos alunos dos 5º e 6ºanos das Escolas Básicas Anes de Cernache e Adriano Correia de Oliveira, que foram convidados a participar numa palestra, dinamizada pela Dr.ª Bárbara Camarinha, nutricionista da Câmara Municipal de Gaia, com o intuito de promover uma alimentação sustentável e sensibilizar para evitar o desperdício alimentar, através do diálogo e da realização de uma atividade interativa.
O grupo de Matemática e Ciências Naturais proporcionou ainda, a toda a comunidade educativa, a possibilidade de saborear uma maçã, distribuída pelo Clube dos Amigos da Biblioteca Anes de Cernache e pelos alunos de medidas adicionais na EB Adriano Correia de Oliveira, e em simultâneo foi lido um poema subordinado ao tema “Alimentação Saudável”.
Com o objetivo de sensibilizar toda a Comunidade Educativa para uma alimentação saudável, os alunos do 2ºciclo fizeram uma exposição de Pirâmides Alimentares, que elaboraram de acordo com os conhecimentos obtidos na disciplina de Ciências Naturais.
Na EB Anes de Cernache os alunos da Rádio também fizeram deste dia notícia e passaram músicas referentes ao tema.
Agradecemos a todos os colegas e auxiliares de ação educativa envolvidos a disponibilidade e adesão relativamente às diversas atividades.
Atividades com ciência no 1º ciclo (Trabalho Experimental)
2023-2024
Somos os pequenos cientistas, alunos da professora Fernanda Heleno, da turma 2aFG.
No 1.º ano, a nossa professora conversou com os nossos pais sobre o trabalho experimental que íamos realizar e acharam que era importante termos uma bata de “cientista”. Então, os nossos pais ofereceram-nos as batas e nós, na sala de aula, pensámos numa frase para elas ficarem mais bonitas. A frase escolhida, em Assembleia de Turma, foi “Viver A Ciência”!
Agora, sempre que fazemos trabalho experimental, usamos as nossas batas, gostamos muito e sentimo-nos mesmo uns verdadeiros cientistas!
Partilhamos convosco algumas fotografias do nosso trabalho experimental, experiências com o ar e o “ovo Saltitão” que, depois de estar alguns dias em vinagre, ficou como se fosse uma bola de borracha, foi muito engraçado, mas não foi magia, foi Ciência!
Estamos a gostar muito de fazer este trabalho em equipa, de pensar no material que vamos usar, fazer a previsão do que vai acontecer, testar as nossas ideias, ver os resultados das experiências, compará-los com a nossa previsão e registar as conclusões.
Boas férias, para o ano vamos continuar a escrever as nossas notícias!

(Turma 2aFG, texto coletivo, junho de 2024)

Fotos
"Polinizadores em Perigo" no 2º ciclo
2023-2024
O projeto “Hotel de Insetos”, promovido pelo Parque Biológico de Gaia, no ano letivo transato, com alunos do 5ºano, teve continuidade e foi expandido,sendo no presente ano letivo, designado por “Polinizadores em perigo” e dinamizado com os alunos do 6o ano. Este projeto teve como objetivo continuar a sensibilizar os alunos do 2ociclo, para a importância dos polinizadores no ecossistema e incentivar as práticas de conservação da biodiversidade. Numa primeira fase, todas as turmas realizaram uma visita ao Parque Biológico. Durante a mesma os monitores mostraram vários hotéis para insetos espalhados pelo parque e ofereceram uma explicação detalhada sobre os diferentes tipos de polinizadores, o seu papel crucial no ambiente e as ameaças que enfrentam. Os alunos tiveram, assim, a oportunidade de observar de perto as abelhas, as borboletas e outros insetos polinizadores, compreendendo deste modo, a importância de cada espécie. Posteriormente, numa segunda fase, os monitores do Parque Biológico visitaram cada escola para monitorizar os hotéis para insetos e identificar as melhorias necessárias. Na terceira e última fase do projeto, o Parque Biológico recebeu os trabalhos realizados pelos alunos das duas escolas, nomeadamente apresentação em PowerPoint , desdobrável informativo e uma banda desenhada e selecionou alguns para divulgar no site do parque, demonstrando o empenho e a criatividade dos alunos. Como reconhecimento pelo trabalho e colaboração, o Parque Biológico de Gaia ofereceu a todos os alunos uma entrada gratuita, para dois adultos e um jovem, incentivando assim as famílias a visitarem o parque e a continuarem a explorar a natureza juntos. Os docentes envolvidos reconhecem o profissionalismo e a dedicação dos monitores que colaboraram neste projeto, tornando possível a sua continuidade nas nossas escolas. A parceria com o Parque Biológico de Gaia tem sido fundamental para sensibilizar os alunos para a proteção da biodiversidade, promovendo valores de respeito e de conservação da natureza.

Fotos
“Ciência vai à Escola”
2023-2024
No 21 de novembro de 2023, os alunos do 5º e 6º anos, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, realizaram atividades experimentais, relativas a conteúdos da disciplina e do seu ano de escolaridade, proporcionadas pelo Palco das Ciências, “Ciência vai à Escola”.
As atividades implementadas promoveram, nos alunos a curiosidade e o interesse pelo conhecimento de fenómenos científicos, oferecendo-lhes, um conjunto de atividades e experiências, devidamente contextualizadas, conferindo-lhes um papel ativo e dinâmico no seu processo de aprendizagem. Os alunos mostraram interesse e envolvimento na contextualização teórica e participaram com entusiasmo e satisfação na atividade prática realizada. É de salientar que, o ensino experimental das ciências é fundamental para o desenvolvimento da literacia científica dos alunos, da criatividade, espontaneidade e o espírito crítico, conferindo-lhes um estatuto de liberdade, autonomia e descoberta.
Concurso para o logótipo CCVnE |Entrega do prémio
2023-2024


A aluna Inês Ferreira, do 9º C, da EB 2,3 de Anes de Cernache, tal como já tínhamos noticiado, foi a grande vencedora do concurso de ideias para criação do logótipo do Clube Ciência Viva na Escola. À aluna foi entregue pela coordenadora do respetivo estabelecimento, professora Alzira, o prémio a que tinha direito, um vale da FNAC.


Mais uma vez, parabéns à Inês!!!
O 9ºano na Fábrica Centro Ciência Viva
2023-2024



Vou onde se faz ciência - Visita de estudo do 9º ano à Fábrica Centro Ciência Viva, em Aveiro.

As turmas do 9º ano do nosso agrupamento fizeram uma visita de estudo à fábrica da Ciência, em Aveiro.
Os alunos tiveram uma aula diferente, fora do espaço escolar, participando com grande entusiasmo e que permitiu de um modo mais motivador, concretizar conhecimentos já adquiridos nas unidades didáticas relacionadas com as disciplinas.
É hora de fazer ciência - Workshop sobre circuitos elétricos
2023-2024

Mais uma atividade realizada pelo clube Ciência Viva na Escola. Desta vez, os alunos participantes criaram circuitos elétricos e viram como os paineis fotovoltaicos funcionam.
É hora de fazer ciência - Monitorização dos ninhos
2023-2024




Ao longo do segundo semestre, os alunos do 10ºC realizaram a monitorização das caixas de ninho, colocadas pelos mesmos nas árvores da nossa escola.
O entusiasmo foi grande ao ver que uma das caixas foi ocupada por uma família de chapim azul.
Pintura da sala do Clube Ciência Viva na Escola
2023-2024


Decorreram ao longo do segundo semestre as pinturas da sala do Clube Ciência Viva.
Este excelente trabalho foi realizado pelos alunos do 9º ano, com a ajuda da sua professora de Educação Visual, Telma Rodrigues.

Parabéns!
Biodiversidade - Recreio Escolar Livre de Invasoras
2023-2024



Sob a orientação da professora Maximina Miranda, as turmas do 11º B e do 12º B fizeram a remoção/eliminação manual de algumas espécies de plantas invasoras que têm crescido no recreio escolar. Desta forma, pretendeu-se eliminar um problema que afeta a biodiversidade e que dificulta a conservação do habitat natural.



Vídeo
Dia Mundial da Água 2024
2023-2024
Quando a água é escassa ou o acesso a ela é desigual pode ser uma fonte de conflitos. O Dia Mundial da Água comemorou-se este ano no dia 22 de março, com o tema: Água para a Paz.
Nesse dia, recebemos na Escola Secundária Gaia Nascente a "Águas de Gaia", para uma ação de sensibilização sobre a “A importância da água” e as vantagens ambientais do consumo de água da torneira. A sessão foi dinamizada por elementos do CEAR-Centro de Educação Ambiental e das Ribeiras e contou com a presença de Miguel Lemos Rodrigues, Presidente do Conselho de Administração da Águas de Gaia. Os nossos alunos assistiram com atenção aos conselhos para uma utilização racional da água e foi lido um poema alusivo ao tema.
No final da sessão foram distribuídas garrafas reutilizáveis e, simbolicamente, foi inaugurado um dos dispensadores de água colocados nas escolas do nosso Agrupamento, fomentando-se o consumo de água da torneira/reutilização de garrafas.

Ver fotos aqui e aqui.
Comemoração do dia mundial da Terra e início da primavera
2023-2024
No dia 21 de março o Clube Ciência Viva comemorou o dia mundial da Terra colocando na nossa zona verde alguns ninhos para pássaros e fazendo a monitorização e limpeza dos ninhos já colocados em anos anteriores. Esta ação foi desenvolvida com a colaboração dos alunos do 12º B e em parceria com o clube Eco- Escolas. Desta forma estamos a contribuir para o aumento populacional de aves na nossa zona escolar, principalmente, do capim azul, que é uma ave importante, uma vez que é predadora das lagartas dos pinheiros, os quais existem em grande quantidade na nossa escola.

Fotos
Palestra “ Química do amor”
2023-2024
Numa iniciativa do Clube Ciência Viva, no dia 18 de março, tivemos a presença na nossa escola do escritor, cientista e mágico, Filipe Monteiro, que proporcionou aos alunos do 11º e 12º ano, das áreas Científico - humanístico uma palestra intitulada “A química do Amor”.
Na palestra “A Química do Amor”, foram apresentados os diferentes componentes químicos que explicam o ato do enamoramento, a fase da paixão, o “amor à primeira vista”, o percurso até ao casamento e a indesejada “crise dos sete anos” (“Química do Desamor”), abordando também o assunto das substâncias químicas presentes no chocolate e a sua ligação ao amor e à paixão, referindo ainda algumas curiosidades sobre as fórmulas matemáticas que “explicam” a durabilidade de um casamento. Foram apresentados vários momentos de magia integrados nesta temática da “Química do Amor”, que fizeram da sessão um momento de aprendizagem diferente, lúdico e inesquecível para quem a ele assistiu.

Fotos
Palestra “Mestre carbono, o cientista”
2023-2024

Numa iniciativa do Clube Ciência Viva, nos dias 11 e 18 de março, tivemos a presença do escritor, cientista e mágico, Filipe Monteiro, que proporcionou aos alunos do sétimo ano de todo o nosso agrupamento, uma palestra intitulada “Mestre Carbono, o Cientista”, baseada num dos seus livros infanto-juvenis de grande sucesso com o mesmo título.
Nesta sessão Filipe Monteiro sensibilizou os alunos para a temática tão atual e importante como é o das Alterações Climáticas e do Aquecimento Global, e da importância do respeito pelo Ambiente e pela Natureza, tendo por base a Química.
A sessão foi acompanhada com vários efeitos mágicos que ilustram e realçam a temática tratada.

Registo de momentos
Atividades com ciência - 1º ciclo
2023-2024
“Pensamento computacional e orientação espacial”

Somos os pequenos cientistas, alunos da professora Fernanda Heleno, da turma 2aFG.
A nossa professora requisitou, na Escola Ciência Viva, no Parque Biológico, um Kit de Ciência Fora da Caixa (programação).
Durante uma semana, nas aulas de matemática, estivemos a trabalhar com 3 robôs Super Doc. Fizemos grupos de trabalho e usamos tabuleiros de dupla face e vários cartões direcionais para fazer percursos. No tabuleiro 2, para ultrapassarmos vários desafios, jogámos com quatro personagens diferentes: o dragão, o cavaleiro, a fada e o mago.
No último dia, que tivemos o Kit, ainda partilhamos o que aprendemos com outra turma do 2.º ano, da nossa escola. Foi bom estar com outros colegas a mostrar e a ensinar as nossas descobertas, eles também gostaram muito!
Com estas atividades estivemos a trabalhar, a ciência, o pensamento computacional, a robótica e a orientação espacial. Na turma, todos achamos que a semana acabou muito rápido, mas foi muito, muito fixe, aprendemos imenso e queremos repetir esta experiência fantástica/incrível!

Fotos e vídeo
Polinizadores em Perigo (CCVnE)
2023-2024
O grupo de Matemática e Ciências Naturais para dar continuidade ao projeto iniciado no ano letivo anterior com os alunos de 5ºano, está a desenvolver com os alunos de 6º ano o projeto “Polinizadores em Perigo”, em articulação com o Parque Biológico de Gaia.
Para além de envolver os alunos na continuação da construção do Hotel dos Insetos, em exposição/utilização nas nossas escolas. Este projeto é bastante abrangente e envolvente, abordando não apenas a importância dos polinizadores, mas também incentivando a ações práticas e de consciencialização. Este projeto está dividido três fases:
-Numa primeira fase, os alunos fizeram uma “Visita ao Parque Biológico de Gaia” (janeiro), na qual assistiram e participaram em palestras educativas sobre polinização e a importância dos polinizadores. Foi possível o contacto direto (observação) com os insetos polinizadores, no ambiente natural do parque biológico, bem como colocar questões que consideraram pertinentes e oportunas.
-A segunda fase implica a reconstrução do Hotel dos Insetos nas escolas (fevereiro a abril). Os alunos apresentam os materiais recolhidos, a título individual (pinhas, paus, tijolos, entre outros) e terão a participação dos representantes do Parque Biológico de Gaia, para orientar e apoiar na reconstrução do Hotel dos Insetos.
-Por último, e numa terceira fase, os alunos elaborarão trabalhos informativos e de sensibilização (maio), como materiais informativos, folhetos, cartazes ou apresentações, para compartilhar com a comunidade escolar e divulgar no site do Parque biológico de Gaia, incluir sugestões práticas de preservação dos polinizadores em seu ambiente local.
Fotos
Ação de formação de curta duração
2023-2024


Realizou-se no dia 28 de fevereiro uma ação de curta duração, “Aprendizagem interativa e colaborativa” na área STAM para professores do nosso agrupamento.

Fotos
Vencedor do concurso para o logótipo do CCVnE
2023-2024

O juri já se reuniu e dos trabalhos a concurso escolheu o vencedor.
A proposta de logótipo vencedora pertence à aluna da Escola Básica Anes de Cernache, Inês Ferreira, do 9ºC, que realizou um excelente trabalho.

Parabéns, Inês !!!

Logótipo vencedor
Concurso de ideias para a criação do logótipo do CCVnE
2023-2024

Terminou o concurso de ideias para a criação do logótipo do CLUBE DE CIÊNCIA VIVA na ESCOLA (CCVnE), no qual participaram alunos do 5º ao 12º ano do nosso agrupamento.
O júri vai agora reunir e escolher o logótipo vencedor.

Daremos notícias do vencedor!

Fotos
Oficinas da Biodiversidade
2023-2024
No dia 25 de janeiro, numa iniciativa do Ecoescolas, Clube de Ciência Viva na Escola, projeto Recibosk e em colaboração com o Parque Biológico de Gaia, alunos das turmas 10ºC e 11ºB participaram na oficina da Biodiversidade.
No Parque da Lavandeira, com a ajuda de um monitor, os alunos tiveram a oportunidade de construir ninhos para pássaros, os quais irão ser colocados na parte florestal da nossa escola, de modo a que aves que se alimentam de insetos se possam reproduzir, contribuindo assim para o se aumento populacional.
Posteriormente, o grupo de alunos deslocou-se para o Parque Biológico de Gaia onde realizou, com a ajuda do mesmo monitor, a plantação de árvores autóctones e a eliminação de espécies invasoras, ajudando assim na reflorestação de uma nova área deste parque de Vila Nova de Gaia.

Fotos
Workshop “Faz o teu sabonete” (Clube Ciência Viva)
2023-2024

No dia 17 de janeiro o Clube Ciência Viva na Escola proporcionou aos alunos do 10ºC e do 11ºF, um workshop onde estes colocaram as mãos na massa e fizeram sabonetes de glicerina. O entusiasmo foi grande e o resultado final foi muito colorido e cheiroso. Atividade a repetir no futuro!!! Fica atento a mais informação e participa!!

Fotos
Química e Poesia
2023-2024
Em semana de comemoração do dia Mundial das ciências (24 de novembro), o grupo disciplinar de Física e Química em colaboração com o Clube Ciência Viva na escola, convidou o Professor João Paiva, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, para vir à nossa escola dar uma palestra cujo tema foi “Química e poesia”.
Assim, no dia 22 de novembro, o professor João Paiva presenteou-nos com uma palestra bastante interessante, que teve como base um dos seus livros publicados “quase poesia quase química" (2012) - disponível online, onde este mistura a poesia com a química, abordando assim uma forma diferente de comunicar ciência.
À palestra assistiram de forma entusiástica todos os alunos do curso de Ciências tecnologias do 10 e 11º ano e uma turma do curso de humanidades do 10º ano, tendo alguns alunos desta turma recitado para a plateia, alguns poemas do professor João Paiva.
A sua presença ficará registada com a colocação de uma placa com um dos seus poemas, no jardim da ciência e da poesia da nossa escola.
Fotos .
Festival de Ciência
2022-2023

Exposição dos trabalhos produzidos

O Parque Biológico de Gaia publicou na sua página e organizou a exposição pública dos trabalhos realizados pelos alunos no âmbito da articulação com o CCVnE e o grupo disciplinar de Ciências Naturais/Biologia/Geologia.
Os afetos dão saúde
2022-2023
Sessões (in)formativas e de capacitação
A Coordenadora PES e a Equipa de Saúde Escolar do ACES Gaia VII, principalmente através de sessões (in)formativas de capacitação para alunos e professores, criaram as condições para que os alunos e os docentes pudessem conhecer, identificar e agir em situações de sofrimento mental.
Os docentes participaram em palestras que permitiram sensibilizar para o equilíbrio emocional e a saúde mental; Promover a literacia e capacitação dos docentes na área da saúde mental; Sensibilizar os docentes para a identificação precoce de sinais e sintomas de sofrimento mental em ambiente escolar e para a atuação perante uma possível situação. Os alunos realizaram/participaram em atividades de sensibilização para o equilíbrio emocional e a saúde mental e para a promoção do desenvolvimento de competências sócio emocionais.
Sempre a aprender
2022-2023
Encontros com a ciência
STEAM – uma nova forma de aprender
Acção de Capacitação para docentes

21 docentes do Departamento de Matemática e Ciências Experimentais do nosso agrupamento, deslocaram-se à Fábrica-Centro Ciência Viva, Aveiro, onde participaram numa ação de formação na área das STEAM.
A Fábrica- Centro de Ciência Viva, através do seu Programa Formativo para docentes, criou as condições para que os docentes pudessem conhecer e experienciar metodologias STEAM, numa perspetiva de aprendizagem ao longo da vida, e para posterior aplicação em contexto de sala de aula, abrangendo áreas temáticas das Ciências Naturais, Biologia/Geologia, Física/Química, Matemática, TIC, Saúde, Ambiente, Sustentabilidade.
Vamos conhecer o que é nosso
2022-2023

Projeto “Dê aulas na natureza”

A valorização do desporto contribui para a integração e inclusão da comunidade escolar, criando motivação extra para a prática desportiva, a saúde, a harmonia e bem-estar ...o sucesso educativo.
Vídeo conferência realizada no dia 6 de Dezembro um espaço de comunicação e encontro para a aprendizagem colaborativa entre alunos europeus mediados pelos respetivos professores.
Vamos conhecer o que é nosso
2022-2023

Projeto “Hotel dos insetos”

Em colaboração com o Parque Biológico de Gaia, através do seu Programa Educativo, os alunos do 5º ano da Escola Básica Adriano Correia de Oliveira, construíram um abrigo para insetos num espaço exterior da escola com materiais recicláveis.
Vamos conhecer o que é nosso
2022-2023
Projeto “Do magma ao plástico”

Os alunos de 10 turmas do 7º ano e 3 turmas do ensino secundário de Ciências e Tecnologias, participaram em saídas de campo para observação e contacto com o património natural local como ação de conhecimento e motivação para, em contexto de sala de aula, desenvolver trabalhos integrados nas áreas temáticas das Ciências Naturais, Biologia/Geologia, Física/Química, Geografia, Artes, Ambiente, Sustentabilidade.
A saída de campo permitiu dar a conhecer aos alunos o património geológico local: Geossítio de Lavadores, Parque de Dunas da Aguda, Centro de Interpretação do Património da Afurada, Reserva Natural Local do Estuário do Douro.
Workshops lúdico-pedagógicos
2022-2023

“Podemos salvar o planeta?” e “Laboratório de bioinspiração”

Eco-Escolas e Associação Casa da Arquitetura – Centro Português de Arquitetura, Porto, através do seu Programa Educativo, criou na escola as condições para que os alunos pudessem participar em workshops participados integrados nas áreas temáticas como Biologia/Geologia, Física/Química, Matemática, Geografia, Artes, Saúde, Ambiente, Sustentabilidade.
Vou onde se faz ciência
2022-2023

"Visita de Estudo à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro"

Os alunos do 9º ano de todo o Agrupamento de Escolas Gaia Nascente, fizeram uma visita de estudo à fábrica da Ciência Viva em Aveiro.
Os alunos puderam participar em várias atividades práticas e experimentais interativas ligadas a áreas disciplinares como as Ciências Naturais, Biologia/Geologia, Física e Química, Matemática, Geografia, Ed. Visual, História.