Parlamento dos Jovens 2021/22 - Ensino Secundário
Na passada sexta-feira, dia 21 de janeiro, decorreu no Auditório da Escola Secundária Gaia Nascente a Sessão Escolar do
parlamento dos Jovens do Ensino Secundário, o tema a debate este ano é "O Impacto da Desinformação na Democracia".
Das 6 listas concorrentes foram eleitos, no dia 19 de janeiro, os 31 deputados à Sessão Escolar. Esta sessão tem como objetivo
elaborar o Projeto de Recomendação da Escola para a fase regional, eleger os deputados para Sessão Distrital, eleger um
candidato à mesa da Sessão Distrital e propor um tema para o próximo ano.
Deputados eleitos para a Sessão Distrital:
Efetivos: Diogo Manuel Oliveira Teixeira - 11ºB e Ana Rita Moreira da Rocha - 12ºB. Suplente: Ana Beatriz da Silva Dias - 11ºC.
Candidato eleito à mesa da Sessão Distrital: Ana Beatriz da Silva Dias - 11ºC.
Tema proposto para o próximo ano: Saúde Mental
Olimpíadas Portuguesas de Biologia
Os alunos do 11ºA e 12ºA participaram na 1ª eliminatória das Olimpíadas Portuguesas de Biologia – Categoria Sénior no dia
26 de janeiro na nossa Escola (Escola Secundária Gaia Nascente) sob a orientação das professoras Isabel Marques e Daniela Torres.
A organização das OPB está a cargo da Ordem dos Biólogos, em colaboração com o Ciência Viva – Pavilhão do Conhecimento e outras
parcerias importantes. Este tipo de participação tem como principal objetivo estimular o gosto e o prazer pela aprendizagem da
Biologia e aproximar os alunos da realidade do ensino superior, constituindo uma oportunidade para o intercâmbio de ideias e
para o enriquecimento de todos os nossos alunos.
Como resultado do concurso Sénior, são selecionados alunos que representarão Portugal internacionalmente, nas Olimpíadas
Internacionais de Biologia e nas Olimpíadas Ibero-americanas de Biologia.
O robô SuperDOC
A escola EB1 Cabanões está de parabéns! Conseguiu adquirir os primeiros robôs para a oferta complementar de TIC e Robótica.
Nesta escola, os alunos do 1º ciclo já começaram a usar o SuperDOC. Este robô aproxima as crianças da Robótica Educativa de
forma criativa e divertida desenvolvendo as suas habilidades de lógica, de resolução de problemas e o storytelling.
Começamos pelo conceito de algoritmo para depois avançarmos para a programação. Porque é importante planear uma sequência
para depois codificar essa sequência na linguagem apropriada.
Está a ser muito divertido! Vamos continuar a explorar!
Olimpíadas Portuguesas de Geologia
Pela primeira vez, a nossa escola, Escola Secundária Gaia Nascente/AEGN, participou a pedido dos alunos do 11ºA –
Curso de Ciências e Tecnologias na Fase escolar das Olimpíadas Portuguesas de Geologia organizadas pela Sociedade Geológica de
Portugal, no dia 28 de janeiro, sob a orientação da professora Isabel Marques. Estas Olimpíadas são concursos anuais que visam
a resolução de questões teóricas e problemas práticos de Geologia, dirigidos aos estudantes do 11ºano. Os objetivos desta
atividade passam por despertar o interesse e dinamizar o ensino e a aprendizagem da Geologia, aproximar escolas secundárias e
Universidades e captar vocações na área das Geociências. Os alunos estavam particularmente animados!
Se atingirem a fase final deste Concurso, os alunos poderão representar Portugal na 15th International Earth Science Olympiad,
a realizar em versão online, de 24 a 30 de agosto de 2022.
O objetivo nesta fase é classificar alunos para a fase Regional a 2 de abril, a ver vamos!
Educação Ambiental
No âmbito do tema Educação Ambiental, mais uma vez a turma k do 8º ano meteu mãos ao trabalho e numa aula de Cidadania e
Desenvolvimento fez a recolha de lixo do recinto escolar.
Desta vez a quantidade de lixo encontrado foi menor!!!
Estamos todos de parabéns!
Vamos continuar a ter boas práticas ambientais e deixar a nossa escola mais limpa.
Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2022
O Concurso de Poesia Interescolas de Gaia 2022 inicia-se no dia 19 de janeiro e termina a 11 de março.
Convida-se os alunos, os docentes, os funcionários e os encarregados de educação do AE Gaia Nascente a participar.
Este Concurso decorre em parceria com as Escolas/Agrupamentos do concelho de Vila Nova de Gaia, a Biblioteca Municipal de
Vila Nova de Gaia, poetas residentes e outros intelectuais, conforme o Regulamento concelhio, incluído no
novo site “Poesia Interescolas de Gaia”.
Para ver carregue aqui
Na ESGN, a temática desta edição do concurso pode contemplar o ambiente, em contexto do projeto CALMA.
As orientações para a organização interna de cada escola/JI do AE Gaia Nascente encontram-se no seguinte link.
Para ver carregue aqui
Sessão de Leituras Interpretativas de Jornais
Sessão de Leituras Interpretativas de Jornais na Biblioteca Adriano Correia de Oliveira.
Alunos das turmas G F e E do 9.º ano com a jornalista do JN Isabel Peixoto e Maria José Pimentel — colaboradora do JN, leram,
analisaram e comentaram notícias, opiniões, factos !!
A atividade realizou-se em articulação com as disciplinas de Português e Cidadania e Desenvolvimento Curricular.
Exposição Itinerante sobre os Direitos dos Jovens
No dia 12 de janeiro foi inaugurada, na Escola Secundária Gaia Nascente, uma Exposição Itinerante sobre os Direitos dos Jovens.
A inauguração contou com a presença do Dr. Elísio Pinto, elementos do Gabinete da Juventude e o grupo musical “Sim, Somos
Capazes”.
Esta exposição conta com a participação de 34 jovens do município, incluindo 4 alunas da Escola Secundária Gaia Nascente,
os trabalhos realizados constam em dramatização fotográfica e frases alusivas aos Direitos dos Jovens.
Estiveram presentes na inauguração as turmas 10ºA e 12ºA de Ciências e Tecnologias, 12ºB de Línguas e Humanidades e 12ºF de
Artes Visuais, a reportagem fotográfica ficou a cargo dos alunos do 11ºC Técnico Profissional de Multimédia e o pequeno lanche
para os convidados ao cuido da turma 11ºD Curso Profissional Técnico de Restaurante/Bar.
Agradece-se a iniciativa do Gabinete da Juventude e a participação ativa dos jovens na defesa destas questões que muitas
vezes são ignoradas.
Sessão trimestral de esclarecimento
As turmas do Ensino Profissional têm uma sessão trimestral de esclarecimento com os respetivos Diretores de Turma
e Diretores de Curso sobre temas à sua escolha que queiram ver desenvolvidos.
No 1º período tal não foi exceção e todos tiveram oportunidade de ver as suas dúvidas esclarecidas em assuntos que
cada turma escolheu.
No caso dos 10º anos (10º D e 10º E), talvez porque estão a iniciar o seu percurso escolar neste tipo de ensino, o
tema central foi o funcionamento geral dos cursos profissionais e o seu enquadramento no sistema de qualificação
europeu EQAVET, bem como as saídas profissionais do seu curso. O 10º E teve ainda oportunidade de colocar questões
sobre possíveis visitas de estudo.
Já as turmas de 11º ano, uma vez que vão fazer Formação em Contexto de Trabalho pela primeira vez, a ansiedade era
visível neste assunto. Assim, para além deste tema, os alunos do 11º C e a parte de Multimédia do 11º D
demonstraram igualmente dúvidas sobre a Prova de Aptidão Profissional e fizeram uma avaliação das expectativas
iniciais do curso bem como algumas críticas às condições físicas e tecnológicas que têm ao seu dispor, os alunos
da parte de Restaurante/Bar do 11º D quiseram saber pormenores sobre o Desporto Escolar e o 11º E teve
inclusivamente a oportunidade de ouvir testemunhos reais de duas colegas do 12º ano que estiveram presentes nesta
sessão para falarem sobre as suas experiências nas empresas onde realizaram estágio profissional.
Para as turmas do 12º ano, a novidade deste ano é, sem dúvida, a hipótese que alguns alunos terão de ir fazer uma
parte da Formação em Contexto de Trabalho a Milão, em Itália, devido ao programa Erasmus +. Assim, o diálogo nas
três turmas foi maioritariamente sobre este assunto.
No 12º C houve ainda oportunidade para se fazer um balanço da frequência do curso até ao momento e apresentar
sugestões para que os benefícios fossem ainda maiores, no 12º D falou-se ainda da forma como os alunos ocupam os
seus tempos livres e no 12º E os alunos recolheram informações sobre a forma como se desenrolaria a sua participação
na cimeira de ginástica Gaia IT.
Books and Places
Os primeiros trabalhos realizados no âmbito do projeto Books and Places - Frankenstein: or, The Modern
Prometheus com as turmas G, H e E do 7.ºano.
As turmas do 8° e o 9.° ano terminaram as atividades de leitura e interpretação da obra de Mary Shelley.
Books and Places com clássicos em Inglês em articulação com os professores de Inglês, Educação visual,
Físico-Química, Português, Ciências, Geografia , Matemática e Cidadania.
Frankenstein, or The modern Prometheus integra o projeto eTwinning #Booksplacesback 2021-2022
Formação de leitores e futuros utilizadores
Formação de leitores e futuros utilizadores !!
O CRBE vai ler e escrever com os mais novos … desta vez com as turmas do 3,° e 4.°ano da Escola de Cabanões.
Fomos tão bem recebidos que repetiremos, seguramente !!
"Bora lá ! Vamos LER e ESCREVER +"
As atividades tiveram início durante o mês de outubro com as professoras Carla Rema, Joana Monteiro,
Salomé Fernandes e Fátima Garcia em articulação com diretores de turma e a biblioteca escolar.
Pretendemos de forma regular e sistemática, treinar a fluência, o ritmo da leitura, trabalhar a compreensão e a
entoação, aumentar a expressividade, evoluindo progressivamente para a competência mais complexa e abrangente: a
produção.
Em simultâneo, os alunos das turmas envolvidas terão a oportunidade de usufruir de novos momentos de leitura e escrita.
"Bora lá ! Vamos LER e ESCREVER +"
Em Dezembro:
Contos Tradicionais com alunos das turmas 6.ºI e 6.ºH
'Pó de Estrelas', João Sousa Braga com os alunos das turmas 7.ºG e 7.º H
‘Contos Gregos’ António Sérgio com as turmas do 6.° ano
A viúva e o papagaio’, Virgínia Woolf, com os alunos das turmas do 5.° ano
Pó de Estrelas II
Os alunos das turmas G e H do 7.° ano leram a obra de Jorge Sousa Braga, Pó de Estrelas.
Escolheram um ou dois poemas, leram em voz alta, comentaram, participaram num desafio online …
Conversamos acerca de estrelas, planetas, cometas mas também sobre a história da conquista espacial,
dos mistérios do universo...
No final escreveram uma pequena mensagem sobre a atividade e os textos partilhados que afixaram na vitrine
do CRBE.
A atividade integra a rubrica Matem@cias e realiza-se em articulação com os professores de Português e Matemática.
(to be continued...)
Para ver carregue aqui
Pó de Estrelas I
Somos feitos
da mesma matéria
que as estrelas
e os amores-perfeitos
Somos feitos
de pó de estrelas
Jorge Sousa, Pó de Estrelas
Os alunos da turma I do 6.º ano prepararam uma pequena peça de teatro que dedicaram a todos no último
dia de aulas.
Continuamos a Ler e Escrever + com a professora Fátima.
Feliz Dia de Reis
"Loch Ness Monster"
Professora Salomé e Leituras em Inglês com a Biblioteca.
Projeto Books and Places arrancou com "Loch Ness Monster" e os alunos das turmas F e G do 6.º ano.
Na hora seguinte, em EV os alunos desenharam a sua versão de "Nessie". Com a professora de Inglês vão
terminar com um resumo da história e fazer um pequeno comentário à atividade no caderno diário.
I like Nessie because ...
Estiveram muito bem!
Ada Lovelace
Ada Lovelace, o algoritmo e a linguagem do computador.
Exposição com os trabalhos realizados na disciplina de Inglês com a turma I do 8.º ano integrada nas
atividades Codeweek e Dia de Ada Lovelace assinalando-se o mês da Cibersegurança. Pretende-se dar destaque
ao papel da mulher na ciência, tecnologia, engenharia e matemática ao mesmo tempo que aprendem a língua de
Shakespeare.
Oficina de Escrita
Em Dia de Reis
Alunos da turma H do 7.° ano com a professora Fátima e os trabalhos realizados na rubrica
Oficina de Escrita -CRBE.
Escolas Amigas
Escola Adriano Correia de Oliveira - AEGN distinguiu-se de novo com os projetos Bread and Books, Citius,
Altius Fortius e Building Models Between Takes, este último com a Escola Anes de Cernache.
Fazemos parte de uma comunidade educativa envolvida e implicada na concretização de projetos que tornam
os alunos mais felizes no espaço escolar.
Obrigada a todos!!
Para ver carregue aqui
Formação de Leitores e Utilizadores
Sessão de Formação de Leitores e Utilizadores com CRBE subordinada ao tema “Os Media: História e
Direitos de Autor” com as turmas do 8.º ano.
No final as turmas criaram o título e subtítulo da ‘sua’ notícia.
Depois de muitas propostas, decidiram qual a melhor ‘Fake News’
Líderes Digitais 2021-2022
Os Líderes Digitais 2021-2022 do AEGN apresentam-se à comunidade.
Os alunos do 5.ano fazem a sua estreia, conhecem o projeto da Seguranet e os parceiros de trabalho !!
Cidadania digital, segurança online, redes sociais. Cyberbullying, Netiquette …
Yara e Catarina, representam o 5.° ano
Carina e Guilherme - 6.° ano
Lara e Tiago - 7.° ano
Leonor e Pedro -8.° ano
Márcia e Isaac - 9.° ano
Está atent@ … em breve haverá mais notícias.
Aplicação GIAE para dispositivos móveis
Desde o ínicio do mês está disponível a aplicação móvel para acesso às informações dos alunos (aplicação GIAE).
Poderá instalar a aplicação no seu dispositivo móvel (Android e iOS) seguindo os passos apresentados no seguinte vídeo.
https://www.youtube.com/watch?v=CcLHnsgBRgY
Oferta de Natal Ecológica
O ensino profissional do agrupamento teve a iniciativa de preparar uma lembrança de natal para todos os docentes e não docentes do agrupamento.
Para além do objetivo de lembrar esta data festiva, o objeto oferecido teve ainda o propósito de sensibilizar para a importância do uso de materiais reutilizáveis e do consumo de água.
As garrafas de vidro foram estampadas pelos alunos do curso profissional de multimédia do 12ºano. A etiqueta que acompanhou a garrafas foi também produzida pelos mesmos alunos, que tiveram de fotografar elementos de natal e depois compor e editar esses mesmos elementos.