Plano Nacional das Artes
O Agrupamento de Escolas Gaia Nascente aderiu ao Plano Nacional das Artes em 2-8-2023.

Iniciativa conjunta dos ministérios da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes pretende torná-las mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens em formação. Assim, no âmbito de TODA a COMUNIDADE EDUCATIVA, pretende-se DINAMIZAR e INCREMENTAR o LAZER, a PARTICIPAÇÃO e a CRIAÇÃO ARTÍSTICA e CULTURAL, enquanto APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA, numa perpetiva INCLUSIVA de CIDADANIA e de SUCESSO.

Cria-se o Projeto Cultural de Escola (PCE) , que parte de um desejo comum a explorar no Agrupamento e se manifesta em iniciativas que cruzam as artes, a cultura e o património com a formação, fomentando parcerias com entidades públicas/privadas da região e trabalhando em articulação com os planos, programas, projetos e redes já existentes.
Equipa responsável pelo Projeto Cultural de Escola

Coordenadora: Célia Costa
    celiacosta@aegaianascente.pt
    coord_atividades@aegaianascente.pt
Outros elementos:
  • Alda Ferreira
  • Ana Maria Cruz
  • Celeste Fraga
  • Dyrce Teixeira
  • Elsa Soares
  • Fernando Figueiredo
  • Helena Veloso
  • Isabel Aragão
  • Isabel Henriques
  • Leonilde Teixeira
  • Maria Alice Pereira
  • Maria de Lurdes Ferreira
  • Maximina Miranda
  • Paula Santos
  • Telma Rodrigues
  • Rui Melo
  • Rafael Tormenta


Projeto Cultural de Escola AEGN
Iniciou-se no ano letivo 2023-2024, a partir de um inquérito aplicado à comunidade escolar onde se constatou a ausência de hábitos culturais regulares.

Há mais de 50 anos que cientistas e investigadores concluíram que o ato artístico inclui como condição os atos de conhecimento racional, a compreensão, o reconhecimento, a associação e outros. Por outro lado, o crescente interesse dos jovens pelas várias formas de arte, na maior parte das vezes de forma interdisciplinar e integrada exige que o sistema educativo português proporcione aos jovens esta dimensão das expressões artísticas, que deve integrar a formação básica de qualquer cidadão.
Rafael Tormenta

Assim, o Projeto Cultural de Escola AEGN coloca as ARTES AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO para solucionar esta lacuna na comunidade, ambicionando EDUCAR PARA A CULTURA E PARA AS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS, definindo-se ANUALMENTE UM MOTE/TEMA, de caráter transversal, a explorar num CONJUNTO DE INICIATIVAS ALARGADAS AO AGRUPAMENTO e que serão o ponto de partida do Plano Anual de Atividades.

Agente capaz de originar um processo de transformação; que produz mudança; que faz crescer.
PCE AEGN 2023/24 |Liberdade e Democracia
2023-2024
Neste primeiro ano de escola aderente ao Plano Nacional das Artes, encontrando-se o Projeto Cultural de Escola AEGN em execução, não houve tempo para definir o mote anual a explorar nem para implementar o conjunto de ações entretanto identificadas. No entanto, sendo este o ano de comemoração do 50º aniversário do 25 de abril, o mote/tema impos-se naturalmente e os valores da LIBERDADE e da DEMOCRACIA foram sendo desvendados em inúmeras iniciativas culturais e artísticas em todo o agrupamento, num desejado processo de transformação, produzindo mudança de mentalidades e fazendo "crescer" a comunidade, na Cultura, na Arte, no Conhecimento e na Liberdade de pensamento, enquadrando-se assim no nosso Projeto Cultural de Eacola - FERMENTO.

Este foi também o ano de estreia do nosso Clube de Teatro O Pórtico, com participação no projeto Visitações: Revolução, do Teatro Nacional S.João, absolutamente enquadrado no tema, fermento capaz de transformar e fazer crescer alunos e professores, também nas competências e capacidades pessoais, orientados pela atriz residente Catarina Luís, abrindo as portas à comunidade e a parcerias que nos acrescentam.

Sarau Intercultural: Democracia e Diversidade Cultural
Instalação artística "Viver Abril" na ESGN
Comemorar a Liberdade, SEMPRE! pelo curso Técnico de Multimédia
25 de Abril na EB do Sardão
25 de abril na EB Fernando Guedes
Mural alusivo aos 50 anos do 25 de abril na EB2/3 Anes de Cernache
Encontros e Leituras de Abril na BE Anes de Cernache
50.º aniversário do 25 de Abril na EB2/3 Adriano Correia de Oliveira
Mural alusivo ao 25 de abril na EB 2/3 Adriano Correia de Oliveira
Vamos lembrar os 50 anos de Abril |Constrói o teu Cravo
Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu (V.N.Gaia, 19 e 20 abril) |Democracia e Eleições Europeias: Jovens em ação Parte 1 e Parte 2
Clube Ubuntu a comemorar o 25 de abril
Concurso de Fotografia |Cravos de Abril - Onde vês a Liberdade
ESGN na Assembleia da República
Resultado do Inquérito sobre Hábitos Culturais AEGN
10 - 03 - 2024


Disponibilizam-se os resultados do inquérito sobre hábitos culturais
aplicado a toda a comunidade educativa.
Inquérito sobre Hábitos Culturais AEGN
10 - 01 - 2024


No âmbito da adesão do AEGN ao Plano Nacional das Artes, com implícita elaboração de um Projeto Cultural de Escola (PCE), torna-se necessária a recolha de informação sobre os hábitos culturais de TODA a comunidade educativa.

Assim, a equipa de trabalho responsável pela elaboração do PCE agradece, desde já, a colaboração na resposta ao questionário (link), disponibilizado por diferentes vias, e que estará disponível até 31 de janeiro.
Apresentação do PNA/PCE pelo Coordenador Intermunicipal
04 - 10 - 2023
No dia 4 de outubro, no Auditório da Escola Secundária Gaia Nascente, teve lugar a reunião de arranque do trabalho de parceria a desenvolver com o coordenador intermunicipal, César Paulo, no âmbito das medidas afetas ao Plano Nacional das Artes (PNA), nomeadamente a construção do Projeto Cultural de Escola (PCE), a implementar em todas as escolas do agrupamento.
Estiveram presentes o Diretor, o Presidente do Conselho Geral, os Coordenadores de Departamento, os Coordenadores de Estabelecimento, as Professoras Bibliotecárias, Coordenadores de projetos/clubes relevantes para o trabalho colaborativo a desenvolver e alguns professores que manifestaram interesse em participar.

A construção de um PCE enquadra-se na medida 1 do PNA - programa "Indisciplinar a Escola" – Eixo C - Educação e Acesso e obriga à constituição de uma equipa de trabalho, que será constituída a partir desta reunião, sob a coordenação da professora Célia Costa. Pretende-se que as linguagens das expressões artísticas, do património e da cultura, contaminem o currículo e a comunidade, tornando-se veículo para múltiplas aprendizagens e novas soluções. Na elaboração do PCE tenta-se responder à pergunta: Como podem as artes, a cultura e o património, ajudar a compreender e a resolver a questão, o problema, o desejo ou o tema agregador do Projeto Cultural de Escola AEGN ?

Mais informação:
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