Plano Nacional das Artes
O Agrupamento de Escolas Gaia Nascente aderiu ao Plano Nacional das Artes em 2-8-2023.

Iniciativa conjunta dos ministérios da Cultura e da Educação, o Plano Nacional das Artes pretende torná-las mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens em formação. Assim, no âmbito de TODA a COMUNIDADE EDUCATIVA, pretende-se DINAMIZAR e INCREMENTAR o LAZER, a PARTICIPAÇÃO e a CRIAÇÃO ARTÍSTICA e CULTURAL, enquanto APRENDIZAGEM AO LONGO DA VIDA, numa perspetiva INCLUSIVA de CIDADANIA e de SUCESSO.

Cria-se o Plano Cultural de Escola (PCE) , que parte de um desejo comum a explorar no Agrupamento e se manifesta em iniciativas que cruzam as artes, a cultura e o património com a formação, fomentando parcerias com entidades públicas/privadas da região e trabalhando em articulação com os planos, programas, projetos e redes já existentes.
Equipa responsável pelo Plano Cultural de Escola

Coordenadora: Célia Costa
    celiacosta@aegaianascente.pt coord_atividades@aegaianascente.pt
Restantes elementos:
  • Alda Ferreira
  • Ana Maria Cruz
  • Angela Carvalho
  • Celeste Fraga
  • Elsa Soares
  • Fernando Figueiredo
  • Helena Veloso
  • Isabel Aragão
  • Isabel Henriques
  • Leonilde Teixeira
  • Maria Alice Pereira
  • Maximina Miranda
  • Nuno Monteiro
  • Rafael Tormenta
  • Rui Melo
  • Sara Carvalho
  • Telma Rodrigues
Plano Cultural de Escola AEGN
Este projeto, nascido no ano letivo 2023-2024, foi construido a partir de um inquérito aplicado à comunidade escolar onde se constatou a ausência de hábitos culturais regulares.

Há mais de 50 anos que cientistas e investigadores concluíram que o ato artístico inclui como condição os atos de conhecimento racional, a compreensão, o reconhecimento, a associação e outros. Por outro lado, o crescente interesse dos jovens pelas várias formas de arte, na maior parte das vezes de forma interdisciplinar e integrada exige que o sistema educativo português proporcione aos jovens esta dimensão das expressões artísticas, que deve integrar a formação básica de qualquer cidadão.
Rafael Tormenta

Assim, o Plano Cultural de Escola AEGN coloca AS ARTES AO SERVIÇO DA FORMAÇÃO para responder a uma necessidade da comunidade, ambicionando EDUCAR PARA A CULTURA E PARA AS EXPRESSÕES ARTÍSTICAS, definindo-se ANUALMENTE UM MOTE/TEMA, de caráter transversal, a explorar num CONJUNTO DE INICIATIVAS ALARGADAS AO AGRUPAMENTO e que serão o ponto de partida do Plano Anual de Atividades.

Agente capaz de originar um processo de transformação; que produz mudança; que faz crescer.
"Fermentação de Ideias"
13 - 12 - 2024

Foi lançado o desafio à comunidade escolar para decorar, em grupo/ turma, uma caixa de cartão, trabalhada em tons de preto e branco, com destaque para uma palavra em azul GN, representativa de algo significativo para o grupo/ turma, que gostassem de ver "fermentado" na comunidade AEGN.
As caixas conseguidas darão origem a diferentes instalações artísticas, de acordo com o contexto escolar e a época do ano. Para já, constituem uma bela e significativa árvore de Natal, que poderá ser visitada no polivalente da escola sede.

Que cada palavra seja agente capaz de originar um processo de fermentação, produzir mudança, fazer "crescer" algo de bom na comunidade AEGN.
Esta atividade foi realizada no âmbito do PCE do AE Gaia Nascente - FERMENTO.

Fotos
Teatro e Visita guiada ao TNSJ (Ensino Profissional)
12 - 12 - 2024
No âmbito do PCE do AE Gaia Nascente - FERMENTO - com o intuito de transformar mentalidades e corações, produzir mudança e fazer crescer, os alunos das turmas do 11º e 12º ano do ensino profissional (Multimédia, Cozinha-Pastelaria, Desporto) foram ao Teatro Nacional S. João assistir à peça "As Bruxas de Salém", baseada na obra de Arthur Miller. Em contacto direto com um dos principais impulsionadores culturais e artísticos do Norte, como se entrassem numa máquina do tempo, os alunos recuaram 75 anos e tiveram a oportunidade de estabelecer comparações entre os modos de viver e pensar da altura e os atuais, fazer juízos de valor e consciencializarem-se de atitudes quotidianas a corrigir futuramente.

Posteriormente, os alunos do Curso Profissional de Multimédia voltaram ao TNSJ, para uma visita guiada ao edifício, explorando a sua história e as áreas técnicas do teatro. A visita revelou-se uma extensão prática e enriquecedora da disciplina de História e Cultura da Arte, permitindo compreender como a arquitetura e as expressões artísticas moldam a identidade cultural e histórica. No acesso aos bastidores, palco, camarins e salas técnicas, os alunos descobriram os segredos por trás das produções teatrais. A interação com os sistemas de vídeo, som e iluminação permitiu conectar o conteúdo técnico das aulas de Multimédia ao universo teatral, revelando como esses recursos são essenciais para criar experiências imersivas e emocionantes para o público, inspirando os futuros profissionais de multimédia a novos caminhos criativos.
Seguramente, uma lição que levam para a vida!

Fotos
AEGN no CINANIMA 24
29 - 11 - 2024
O cinema (de animação) como ferramenta pedagógica é agente capaz de estimular a criatividade, a sensibilidade artística e a reflexão crítica, de originar um processo de transformação, de produzir mudança, de fazer crescer nas novas gerações o interesse pelas artes e pela cultura cinematográfica. Assim, no âmbito do PCE FERMENTO, do Agrupamento Escolas Gaia Nascente, os alunos, do 1º ao 12º ano, tiveram a oportunidade de "crescer" no mundo da animação e na literacia cinematográfica com os programas "CINANIMA vai às escolas" e as "Escolas vêm ao CINANIMA".

Entre 11 e 19 de novembro, nas diferentes escolas do nosso agrupamento, em auditório e em sala de aula, foram realizadas 108 sessões de exibição de curtas-metragens de animação de acordo com a faixa etária, abordando temas como a inclusão, a sustentabilidade e a empatia, entre muitos outros relevantes na sociedade atual, oferecendo aos alunos uma experiência cultural enriquecedora e um ponto de partida para debates e atividades em sala de aula.

No dia 13 de novembro os alunos do Curso Profissional de Multimédia, em Espinho, participaram na masterclass com Coke Riobóo, "Animação em publicidade, técnicas e recursos originais", colhendo inspiração e motivos para uma possível saída profissional, dada a qualidade do trabalho apresentado. Na visita à exposição lúdico-pedagógica "30 anos da Anilupa - Centro Lúdico de Imagem Animada" ficaram a conhecer/ identificaram as várias técnicas usadas no cinema de animação, possibilidades de utilização de materiais e a sua aplicação nas várias áreas de criação artística na cinematografia de animação, sendo de louvar o trabalho desenvolvido pela Anilupa com o intuito de envolver crianças, jovens e adultos não profissionais no processo de realização de cinema de animação. Por fim, e na presença de alguns dos realizadores internacionais, que partilharam com o público o processo criativo do seu produto apresentado a concurso, assistiram a uma sessão de exibição de um programa curtas de animação em competição, de excelente qualidade, com um olhar crítico, avaliando-as no final.

Obrigada, CINANIMA !

Fotos
Dia Europeu das Línguas 2024 - “Línguas para a Paz”
setembro 2024

Assinalar o Dia Europeu das Línguas em 2024, conduz-nos a refletir o tema “Línguas para a Paz”. Promotoras da união entre povos, as línguas incluem o legado de grandes escritores que moldaram e transfiguram a nossa compreensão do mundo. Assim, no 500º aniversário de Luís Vaz de Camões recordamos o espírito de resiliência português, as experiências partilhadas entre homens e deuses de diferentes mundos. Poeta que ao transcender fronteiras facilitou, promoveu a compreensão e a ligação entre culturas. Assim, através da troca de postais com escolas europeias e portuguesas, celebraremos a riqueza e diversidade linguística, recordando, simultaneamente, a importância da comunicação, da empatia e da paz. Ao partilharmos as nossas palavras, sublinhamos não somente o espírito do Poeta como também o papel das línguas na construção de um mundo mais unido, pacífico e seguro.

Conceção e design dos cartões: Professora Isabel Rodrigues / CRBE
Atividades organizadas em articulação com Clube Europeu, professores de Português, Francês, Espanhol e Inglês e incluem-se no (PNA) PCE AEGN.

Fotos aqui e aqui.
Dia Europeu das Linguas / "Languages for Peace"
setembro 2024
O Agrupamento Escolas Gaia Nascente comemorou o Dia Europeu das Línguas, no âmbito do tema 'Languages for Peace', deitando mão ao seu (PCE) FERMENTO - agente capaz de originar um processo de transformação; que produz mudança; que faz crescer.

A turma do 10º ano de Artes fez magia com as palavras relacionadas com a PAZ em diferentes línguas, elencadas pelas turmas do 12º ano nas aulas de Português. Colocando as Artes ao serviço da Formação, valores morais, diversidade cultural e cidadania foram transformados num verdadeiro ato artístico sob a forma de 2 belos banners.

Das mesmas mãos cresceu uma pomba gigante, e ao longo do dia 26 de setembro a comunidade escolar deu o seu contributo, criando um céu azul de palavras relacionadas com o tema PAZ, escritas numa língua da sua preferência.

Paralelamente, nas aulas de Inglês das três escolas do Agrupamento, os alunos produziram um cartaz digital sobre o dia comemorado, para ser publicado num Padlet

Fotos
PCE AEGN |Mote 2024/25
julho 2024

Como previsto no Projeto Cultural de Escola AEGN , a escolha do mote/tema a explorar de forma transversal no ano letivo 2024-2025 foi submetida a votação da comunidade. A opção mais votada (43,1%) foi "Diversidade", seguida de "Oceano" (35,2%) e de "Azul" (21,7).
Assim, a DIVERSIDADE, nos mais variados contextos (biodiversidade, raça, idade, género, orientação sexual, origem étnica, cultura, língua, linguagem, meio, ambiente, habilidades físicas, diferenças visíveis ou invisíveis, experiências de vida, formação, pensamento, entre muitos outros), será o mote 2024/25 para as iniciativas e atividades a realizar no âmbito do nosso projeto cultural de escola - FERMENTO.
PCE AEGN |Mote 2024/25
julho 2024

Como previsto no Projeto Cultural de Escola AEGN, a escolha do mote/tema a explorar de forma transversal no ano letivo 2024-2025 é submetida a votação de toda a comunidade. Encontra-se disponível até 27 de julho.

Para votar, aceder aqui .
PCE AEGN 2023/24
julho 2024
O primeiro ano de escola aderente ao Plano Nacional das Artes foi também o da construção de um Projeto Cultural de Escola AEGN.
Tendo por base os documentos estruturantes do agrupamento, assim como os clubes e projetos já existentes, a equipa de trabalho procedeu ao mapeamento cultural e artístico da região, identificando-se equipamentos/sítios/edifícios, instituições/associações culturais e sociais, artistas/personalidades e tradições relevantes para o projeto. Foi também criado e aplicado a toda a comunidade educativa um questionário sobre os hábitos culturais e de auscultação sobre questões pertinentes ou sugestões a explorar no âmbito do Projeto Cultural de Escola AEGN. O resultado deste inquérito revelou uma lacuna na comunidade - ausência de hábitos culturais regulares - e criou uma vontade de a ver preenchida. Como disse Sophia de Mello Breyner, a cultura não é um luxo, mas uma necessidade fundamental de todos os homens e comunidades, não existe para enfeitar a vida, mas sim para a transformar, para que o homem possa construir e construir-se em consciência, em verdade e liberdade. (intervenção na Assembleia Constituinte; 2 de setembro de 1975)
Assim, colocando as artes ao serviço da formação, a equipa de trabalho definiu para o Projeto Cultural de Escola um conjunto de iniciativas alargadas ao agrupamento e abertas à comunidade, de cadência anual e com base num mote, criando parcerias e envolvendo o património cultural e artístico da região.
Ambicionando ser um agente capaz de originar um processo de transformação, produzir mudança, fazer "crescer" a comunidade na Cultura e na Arte, deu-se o nome de FERMENTO ao Projeto Cultural de Escola AEGN.

Este foi também o ano de inicio das atividades do nosso Clube de Teatro O Pórtico, absolutamente enquadrado no nosso projeto cultural, FERMENTO capaz de transformar alunos e professores e de fazer crescer o seu interesse pela Cultura e pelas Artes, assim como as suas competências e capacidades pessoais, estreando-se com a participação no projeto Visitações: Revolução, do Teatro Nacional São João, brilhantemente orientados pela atriz residente Catarina Luís, abrindo as portas a parcerias que muito nos acrescentam.

Este ano de reflexão e construção do Projeto Cultural de Escola AEGN foi também o de comemoração do 50º aniversário do 25 de abril, um mote que se impôs naturalmente para explorar os valores da LIBERDADE e da DEMOCRACIA, que foram sendo desvendados em inúmeras iniciativas culturais e artísticas em todo o agrupamento, num desejado processo de transformação, produzindo mudança de mentalidades e fazendo "crescer" a comunidade na História, no Conhecimento, na Cultura, nas Artes e na Liberdade de pensamento, enquadrando-se assim no nosso projeto e, por isso, merecedoras de destaque.

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- Marcha de Tomada da Radio AC
- A cada um o seu cravo, na EB2/3 Anes de Cernache
- Mural alusivo aos 50 anos do 25 de abril na EB2/3 Anes de Cernache
- Encontros e Leituras de Abril na BE Anes de Cernache
- 25 de abril na EB de Fernando Guedes
- 50º aniversário do 25 de abril na EB de Aldeia Nova
- 25 de Abril na EB do Sardão
Resultado do Inquérito sobre Hábitos Culturais AEGN
março de 2024


Disponibilizam-se os resultados do inquérito sobre hábitos culturais
aplicado a toda a comunidade educativa.
Inquérito sobre Hábitos Culturais AEGN
janeiro de 2024


No âmbito da adesão do AEGN ao Plano Nacional das Artes, com implícita elaboração de um Projeto Cultural de Escola (PCE), torna-se necessária a recolha de informação sobre os hábitos culturais de TODA a comunidade educativa.

Assim, a equipa de trabalho responsável pela elaboração do PCE agradece, desde já, a colaboração na resposta ao questionário (link), disponibilizado por diferentes vias, e que estará disponível até 31 de janeiro.
Apresentação do PNA/PCE pelo Coordenador Intermunicipal
outubro de 2023
No dia 4 de outubro, no Auditório da Escola Secundária Gaia Nascente, teve lugar a reunião de arranque do trabalho de parceria a desenvolver com o coordenador intermunicipal, César Paulo, no âmbito das medidas afetas ao Plano Nacional das Artes (PNA), nomeadamente a construção do Projeto Cultural de Escola (PCE), a implementar em todas as escolas do agrupamento.
Estiveram presentes o Diretor, o Presidente do Conselho Geral, os Coordenadores de Departamento, os Coordenadores de Estabelecimento, as Professoras Bibliotecárias, Coordenadores de projetos/clubes relevantes para o trabalho colaborativo a desenvolver e alguns professores que manifestaram interesse em participar.

A construção de um PCE enquadra-se na medida 1 do PNA - programa "Indisciplinar a Escola" – Eixo C - Educação e Acesso e obriga à constituição de uma equipa de trabalho, que será constituída a partir desta reunião, sob a coordenação da professora Célia Costa. Pretende-se que as linguagens das expressões artísticas, do património e da cultura, contaminem o currículo e a comunidade, tornando-se veículo para múltiplas aprendizagens e novas soluções. Na elaboração do PCE tenta-se responder à pergunta: Como podem as artes, a cultura e o património, ajudar a compreender e a resolver a questão, o problema, o desejo ou o tema agregador do Projeto Cultural de Escola AEGN ?

Mais informação:
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