O Curso de Técnico(a) de Restaurante/Bar prepara os alunos para o exercício de funções técnicas e de serviço em estabelecimentos de restauração, integrados ou não em unidades hoteleiras.
Esta formação permite a aquisição de conhecimentos e competências técnicas sólidas na área de Serviço de Alimentos e Bebidas, numa nova abordagem da aprendizagem incorporando as melhores práticas e experiências internacionais e uma crescente aproximação às necessidades e expectativas do mercado empresarial.
Principais razões para frequentar:
- Design curricular adaptado a novos perfis e a novas competências
- Aprendizagem centrada no aluno / responsabilização do aluno
- Incorpora componentes socio-emocionais (soft skills) de negócios, gestão e liderança
- Competências multidisciplinares em resposta às exigências polifuncionais do mercado (Ano Comum)
- Serviço de fine dinning room e serviço de bar
- Unidades de unique selling proposition (USP) de enriquecimento curricular
- Forte relação com o mercado/empresas e entidades públicas do setor do Turismo, através da realização de estágios curriculares
Que competências têm?
Noções de:
- Controlo de qualidade
- Informação turística
- Técnicas básicas de emergência
- Hábitos e culturas alimentares.
Conhecimentos de
- Saúde, higiene e segurança alimentar e profissional
- Gestão de equipas
- Faturação
- Informática na ótica do utilizador.
- Gestão de stocks.
- Legislação alimentar e da atividade profissional
- Matemática (operações de cálculo numérico, proporções e percentagens).
- Sistema internacional de unidades de medida (pesos, distâncias, volumes e temperaturas).
- Confeções de cozinha e pastelaria
- Enologia
- Processos de acondicionamento e conservação de matérias-primas e produtos alimentares
- Técnicas de acolhimento e atendimento de públicos com necessidades especiais.
Conhecimentos aprofundados de
- Vocabulário técnico específico.
- Língua inglesa e outra língua estrangeira (comunicação ao nível do utilizador independente e utilização de vocabulário técnico).
- Técnicas de comunicação e de vendas
- Técnicas de acolhimento e atendimento e gestão de reclamações.
- Técnicas de planeamento e organização do trabalho de restaurante/bar.
- Organização do serviço de restaurante.
- Organização do serviço de bar.
- Funcionamento e conservação de equipamentos e utensílios de restaurante/bar.
- Estrutura e composição de cartas e ementas.
- Características dos alimentos e bebidas servidas em restaurantes, sua composição dietética, valor alimentar e origens.
- Métodos de serviço de restaurante/bar.
- Receituário de confeções de sala.
- Técnicas de arte cisória.
- Técnicas de empratamento e decoração dos alimentos em sala.
- Técnicas de confeção, decoração e serviço de bebidas.
- Regras protocolares do serviço de restaurante e de bar.
Aptidões
- Limpar os espaços, equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante/ bar.
- Preparar mobiliário, equipamentos, utensílios, roupas, decorações e outros meios e materiais necessários à execução do serviço de restaurante/bar.
- Realizar o aprovisionamento e armazenamento de matérias-primas para o restaurante/bar.
- Articular com as secções abastecedoras informações relativas às iguarias a servir, bem como as respetivas quantidades.
- Proceder à arrumação, do mobiliário, equipamento, materiais e utensílios do restaurante/bar.
- Receber os clientes.
- Encaminhar os clientes para os respetivos lugares.
- Apresentar a carta/ementa, fornecendo informações e sugestões.
- Registar os pedidos, encaminhá-los, e articular o serviço com a secção abastecedora.
- Preparar tapas, sandwich e aperitivos sólidos.
- Aplicar as técnicas de serviço de alimentos.
- Aplicar as técnicas de preparação e serviço de bebidas.
- Utilizar as técnicas adequadas de receção e transporte dos alimentos e das bebidas a servir.
- Empratar os alimentos e proceder à sua decoração
- Aplicar técnicas de confeção de sala e arte cisória.
- Aplicar técnicas de serviço de alimentos e bebidas em serviços especiais, de acordo as informações recolhidas junto do cliente.
- Utilizar ferramentas informáticas para registar e calcular o consumo do cliente.
- Finalizar o atendimento, garantindo a satisfação e fidelização do cliente.
- Inventariar as matérias-primas e proceder à respetiva potencialização em venda.
- Definir e aplicar capitações dos alimentos e bebidas.
- Pesquisar as tendências de mercado associadas ao restaurante e ao bar.
- Definir e planificar cartas de restaurante, bar e vinhos, tendo em conta o equilíbrio nutricional e dietético.
- Identificar situações de emergência e aplicar técnicas básicas de ajuda.
- Aplicar técnicas de atendimento em caso de reclamações de clientes.
- Resolver ou encaminhar as reclamações de clientes.
- Proceder à requisição das matérias-primas e produtos alimentares/bebidas.
Atitudes
- Facilitar o relacionamento interpessoal com os colegas e a chefia, com vista à criação de um bom ambiente de trabalho.
- Organizar o seu posto de trabalho de forma a permitir responder às solicitações do serviço, interagindo com os outros elementos da equipa.
- Agir em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar.
- Demonstrar responsabilidade na utilização de mobiliário, equipamento, roupa, baixela e utensílios.
- Demonstrar sentido de responsabilidade, capacidade de iniciativa, autodomínio, destreza, autonomia, empenho e disponibilidade.
- Transmitir informações técnicas aos diferentes serviços.
- Evidenciar cuidados de higiene pessoal.
- Comunicar com o cliente, com vista à otimização do atendimento e à qualidade do serviço prestado.
- Propor as soluções mais adequadas na resolução de problemas decorrentes das solicitações e reclamações dos clientes.
- Agir em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar.
- Adaptar-se a novos equipamentos, tecnologias e utensílios.
Saídas profissionais
O/a Técnico/a de Restaurante/Bar é o profissional qualificado para planear, coordenar e executar o serviço de restaurante e bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras.
Atividades Principais
- Planear e preparar o serviço de restaurante/bar, de acordo com as normas de higiene e segurança
- Preparar e servir bebidas simples e compostas e alimentos e bebidas de cafetaria
- Executar os serviços de restaurante, vinhos e outras bebidas
- Executar confeções de sala e arte cisória
- Planear e executar os diferentes serviços especiais
- Controlar custos de alimentos e custos de bebidas
- Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos