Restaurante/Bar

Sobre o curso

O Curso de Técnico(a) de Restaurante/Bar prepara os alunos para o exercício de funções técnicas e de serviço em estabelecimentos de restauração, integrados ou não em unidades hoteleiras.
Esta formação permite a aquisição de conhecimentos e competências técnicas sólidas na área de Serviço de Alimentos e Bebidas, numa nova abordagem da aprendizagem incorporando as melhores práticas e experiências internacionais e uma crescente aproximação às necessidades e expectativas do mercado empresarial.

Principais razões para frequentar:
  • Design curricular adaptado a novos perfis e a novas competências
  • Aprendizagem centrada no aluno / responsabilização do aluno
  • Incorpora componentes socio-emocionais (soft skills) de negócios, gestão e liderança
  • Competências multidisciplinares em resposta às exigências polifuncionais do mercado (Ano Comum)
  • Serviço de fine dinning room e serviço de bar
  • Unidades de unique selling proposition (USP) de enriquecimento curricular
  • Forte relação com o mercado/empresas e entidades públicas do setor do Turismo, através da realização de estágios curriculares
Que competências têm?
Noções de:
  1. Controlo de qualidade
  2. Informação turística
  3. Técnicas básicas de emergência
  4. Hábitos e culturas alimentares.
Conhecimentos de
  1. Saúde, higiene e segurança alimentar e profissional
  2. Gestão de equipas
  3. Faturação
  4. Informática na ótica do utilizador.
  5. Gestão de stocks.
  6. Legislação alimentar e da atividade profissional
  7. Matemática (operações de cálculo numérico, proporções e percentagens).
  8. Sistema internacional de unidades de medida (pesos, distâncias, volumes e temperaturas).
  9. Confeções de cozinha e pastelaria
  10. Enologia
  11. Processos de acondicionamento e conservação de matérias-primas e produtos alimentares
  12. Técnicas de acolhimento e atendimento de públicos com necessidades especiais.
Conhecimentos aprofundados de
  1. Vocabulário técnico específico.
  2. Língua inglesa e outra língua estrangeira (comunicação ao nível do utilizador independente e utilização de vocabulário técnico).
  3. Técnicas de comunicação e de vendas
  4. Técnicas de acolhimento e atendimento e gestão de reclamações.
  5. Técnicas de planeamento e organização do trabalho de restaurante/bar.
  6. Organização do serviço de restaurante.
  7. Organização do serviço de bar.
  8. Funcionamento e conservação de equipamentos e utensílios de restaurante/bar.
  9. Estrutura e composição de cartas e ementas.
  10. Características dos alimentos e bebidas servidas em restaurantes, sua composição dietética, valor alimentar e origens.
  11. Métodos de serviço de restaurante/bar.
  12. Receituário de confeções de sala.
  13. Técnicas de arte cisória.
  14. Técnicas de empratamento e decoração dos alimentos em sala.
  15. Técnicas de confeção, decoração e serviço de bebidas.
  16. Regras protocolares do serviço de restaurante e de bar.
Aptidões
  1. Limpar os espaços, equipamentos e utensílios utilizados no serviço de restaurante/ bar.
  2. Preparar mobiliário, equipamentos, utensílios, roupas, decorações e outros meios e materiais necessários à execução do serviço de restaurante/bar.
  3. Realizar o aprovisionamento e armazenamento de matérias-primas para o restaurante/bar.
  4. Articular com as secções abastecedoras informações relativas às iguarias a servir, bem como as respetivas quantidades.
  5. Proceder à arrumação, do mobiliário, equipamento, materiais e utensílios do restaurante/bar.
  6. Receber os clientes.
  7. Encaminhar os clientes para os respetivos lugares.
  8. Apresentar a carta/ementa, fornecendo informações e sugestões.
  9. Registar os pedidos, encaminhá-los, e articular o serviço com a secção abastecedora.
  10. Preparar tapas, sandwich e aperitivos sólidos.
  11. Aplicar as técnicas de serviço de alimentos.
  12. Aplicar as técnicas de preparação e serviço de bebidas.
  13. Utilizar as técnicas adequadas de receção e transporte dos alimentos e das bebidas a servir.
  14. Empratar os alimentos e proceder à sua decoração
  15. Aplicar técnicas de confeção de sala e arte cisória.
  16. Aplicar técnicas de serviço de alimentos e bebidas em serviços especiais, de acordo as informações recolhidas junto do cliente.
  17. Utilizar ferramentas informáticas para registar e calcular o consumo do cliente.
  18. Finalizar o atendimento, garantindo a satisfação e fidelização do cliente.
  19. Inventariar as matérias-primas e proceder à respetiva potencialização em venda.
  20. Definir e aplicar capitações dos alimentos e bebidas.
  21. Pesquisar as tendências de mercado associadas ao restaurante e ao bar.
  22. Definir e planificar cartas de restaurante, bar e vinhos, tendo em conta o equilíbrio nutricional e dietético.
  23. Identificar situações de emergência e aplicar técnicas básicas de ajuda.
  24. Aplicar técnicas de atendimento em caso de reclamações de clientes.
  25. Resolver ou encaminhar as reclamações de clientes.
  26. Proceder à requisição das matérias-primas e produtos alimentares/bebidas.
Atitudes
  1. Facilitar o relacionamento interpessoal com os colegas e a chefia, com vista à criação de um bom ambiente de trabalho.
  2. Organizar o seu posto de trabalho de forma a permitir responder às solicitações do serviço, interagindo com os outros elementos da equipa.
  3. Agir em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar.
  4. Demonstrar responsabilidade na utilização de mobiliário, equipamento, roupa, baixela e utensílios.
  5. Demonstrar sentido de responsabilidade, capacidade de iniciativa, autodomínio, destreza, autonomia, empenho e disponibilidade.
  6. Transmitir informações técnicas aos diferentes serviços.
  7. Evidenciar cuidados de higiene pessoal.
  8. Comunicar com o cliente, com vista à otimização do atendimento e à qualidade do serviço prestado.
  9. Propor as soluções mais adequadas na resolução de problemas decorrentes das solicitações e reclamações dos clientes.
  10. Agir em conformidade com as normas de segurança e higiene alimentar.
  11. Adaptar-se a novos equipamentos, tecnologias e utensílios.

Saídas profissionais
O/a Técnico/a de Restaurante/Bar é o profissional qualificado para planear, coordenar e executar o serviço de restaurante e bar, respeitando as normas de higiene e segurança, em estabelecimentos de restauração e bebidas, integrados ou não em unidades hoteleiras.

Atividades Principais
  • Planear e preparar o serviço de restaurante/bar, de acordo com as normas de higiene e segurança
  • Preparar e servir bebidas simples e compostas e alimentos e bebidas de cafetaria
  • Executar os serviços de restaurante, vinhos e outras bebidas
  • Executar confeções de sala e arte cisória
  • Planear e executar os diferentes serviços especiais
  • Controlar custos de alimentos e custos de bebidas
  • Colaborar na elaboração de cartas de restaurante, bar e vinhos