Certificação EQAVET
A certificação EQAVET (Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e a Formação Profissionais) foi concebida para melhorar a Educação e Formação Profissional no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e das escolas ferramentas comuns para a gestão da qualidade assentes: numa forte articulação entre os decisores políticos, organismos reguladores, escolas, alunos/formandos, professores, encarregados de educação, empresários e outros parceiros sociais e no desenvolvimento, monitorização, avaliação e melhoria contínua da eficiência da oferta.


Foi atribuído o selo de conformidade no dia 12 de fevereiro de 2021 - Selo de conformidade

No Agrupamento de Escolas de Gaia Nascente o projeto de implementação do sistema de garantia da Qualidade EQAVET iniciou em setembro de 2019.

Os documentos referentes à sua implementação no agrupamento são os seguintes:

Documentos Base - [Documento]

Plano de Ação - [Documento]

Relatório do Operador - [Documento]
Multimedia Extreme
28 - 11 - 2021

No dia 25 de novembro de 2021, realizou-se, na Escola Secundária Gaia Nascente, pelo quarto ano consecutivo, o evento Multimedia extreme. Este evento foi promovido pelos professores que lecionam a componente tecnológica do Curso Profissional de multimédia e contou com o seguinte programa:
  • Abertura com a presença do Diretor do agrupamento e da representante da Junta da Freguesia de Oliveira do Douro.
  • Jorge Figueiredo da Digital Frame.
  • Marta Varzim da ESAD;
  • Coffee Break com alunos, professores e oradores
  • El Nando Técnico de Som, DJ e Locutor de rádio
  • António Castro do ISEP;
  • Pedro Brito Ilustrador Digital;
  • Tiago Pinho Freelancer em Web Design, Vídeo e fotografia;
  • Carlos Cidade, fotografo de moda;
  • Encerramento do evento com alunos, professores e oradores.
Com o evento foi possível romper as barreiras da turma, da sala de aula, do ano de escolaridade, do espaço físico... convidando ex-alunos e profissionais a partilhar a sua experiência com alunos e professores, promovendo aprendizagens significativas nos jovens alunos de Ensino Secundário. Dado o êxito desta quarta edição, fica já prometida a 5ª edição do evento… para o ano há mais.
O nosso muito obrigado a todos os oradores convidados.

#multimedia #gainascente #somostodosaegn
Album de fotos do evento

Cerimónia de assinatura dos contratos de formação - 10ºano - Ensino Profissional
03 - 10 - 2021

A cerimónia de assinatura dos contratos de formação do Ensino profissional decorreu nos dias 15,16 de setembro.

Respeitando as regras impostas pela situação epidemiológica que se vive no pais, foram realizadas duas sessões, uma para cada uma das turmas do 10ºano, e os professores de cada turma participaram na cerimónia por vídeo conferência.

A receção aos alunos e aos seus encarregados de educação foi conduzida pelo diretor de turma, diretor de curso, a adjunta do Diretor com a responsabilidade do ensino profissional e a coordenadora do ensino profissional do agrupamento. Estiveram ainda presentes alunos do 12ºano - embaixadores do curso - que partilharam a sua experiência e aconselharam os novos alunos.

Na cerimónia foram esclarecidos vários aspetos importantes e diferenciadores do ensino profissional.

Avaliação da disciplina e das práticas pedagógicas
2020/2021


No final do ano letivo de 2020/2021 foi realizado um inquérito de satisfação aos alunos do ensino profissional, sobre a sua percepção acerca do seu desempenho, da avaliação das disciplinas e a avaliação do desempenho dos professores.
Escala de 1 a 4, em que 1 avaliação mais baixa/discordo e 4 avaliação mais alta/concordo.

Os resultados desse inquérito foram os seguintes:






Sucesso Escolar - Conclusão dos cursos 20/21
Julho 2021
Os valores obtidos de alunos diplomados é de 80,6%.
Considerando os alunos que se matricularam no 10ºano em 18/19, os valores obtidos no 12ºano é de 47,2%.

Curso Profissional de Multimédia
Estavam inscritos na candidatura POCH um conjunto de 20 alunos (12ºC). 4 aluno não terminam com sucesso o seu percurso escolar.




Curso Profissional de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria
Estavam inscritos na candidatura POCH um conjunto de 11 alunos (12ºD – 8 alunos de Cozinha/Pastelaria e 3 alunos de Restaurante/Bar). 2 aluno não terminam com sucesso o seu percurso escolar.




Informações mais detalhadas podem ser consultadas no documento de Balanço do Sucesso Escolar [Documento].
FOCUS GROUP - Ensino Profissional
05 - 07 - 2021


Foi realizado um FOCUS GROUP com o objetivo de refletir com as diferentes partes interessadas sobre as formas de comunicação entre os diferentes stakeholders e entre estes e as diferentes estruturas da escola.

O relatório obtido do focus group já foi enviado aos professores e apresentado em Conselho Pedagógico, tendo havido um período para recolha de opiniões acerca do relatório produzido pela equipa EQAVET.
No próximo ano letivo tentar-se-á dar resposta aos pontos referidos no relatório.

Conheça aqui o relatório.
Conformidade EQAVET - Ensino Profissional
16 - 02 - 2021


Os cursos profissionais do nosso agrupamento foram certificados como estando alinhados com o Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para o Ensino e Formação Profissional.
A obtenção deste selo faz parte do caminho que tentamos trilhar sempre com o objetivo da melhoria do ensino profissional no agrupamento.
A certificação, que terá a duração de 3 anos, constitui mais um passo nesse objetivo maior.
A todos os que direta e indiretamente estiveram envolvidos na obtenção desta certificação, o nosso obrigado.
Certificação EQAVET - Visita dos peritos
23 - 11 - 2020


No próximo dia 10 de dezembro, decorrerá a visita dos peritos que irão efetuar a verificação de conformidade EQAVET do processo de certificação no agrupamento.

A visita de verificação terá como referência as orientações e instrumentos definidos pela ANQEP, I.P. sobre o processo de alinhamento com Quadro EQAVET .

Aos peritos caberá analisar em que medida se observam as evidências apresentadas pelo agrupamento, analisar em que grau de alinhamento com o Quadro EQAVET se situa o processo desenvolvido e identificar os aspetos a esclarecer ou as lacunas a ultrapassar.

Para tal foi criado um programa de visita constituído por uma reunião inicial onde a equipa de peritos solicitará esclarecimentos, face à apresentação do processo de alinhamento pelo agrupamento e à prévia análise documental realizada, prosseguindo depois para uma análise documental, onde serão verificadas as evidências apresentadas e clarificadas ou identificadas as questões a colocar nas reuniões com os painéis de intervenientes (stakeholders) internos e externos. A visita continuará com duas reuniões, uma com os stakeholders internos e uma outra com os stakeholders externos, nestas reuniões a equipa de peritos auscultará os intervenientes sobre o seu envolvimento no processo e as suas perspetivas sobre as áreas de melhoria identificadas. A visita encerrará com uma reunião final com os responsáveis do agrupamento.

Sugestões - Ensino Profissional
07 - 11 - 2020

Sucesso Escolar - Conclusão dos cursos
Out 2020
Curso Profissional de Multimédia
A taxa de sucesso no curso é de 70%, se não tivermos em consideração os alunos que anularam a matrícula em anos letivos anteriores. Concluíram o curso 14 alunos, dos 20 alunos da turma.



A taxa de sucesso no curso é de 52%, se tivermos em consideração os alunos que anularam a matrícula em anos letivos anteriores.


Curso Profissional de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria
A taxa de sucesso no curso é de 76%, se não tivermos em consideração os alunos que anularam a matrícula em anos letivos anteriores. Concluíram o curso 13 alunos, dos 17 alunos da turma.



A taxa de sucesso no curso é de 37%, se tivermos em consideração os alunos que anularam a matrícula em anos letivos anteriores.


Informações mais detalhadas podem ser consultadas no documento de Balanço do Sucesso Escolar [Documento].
Cerimónia de assinatura dos contratos de formação - 10ºano - Ensino Profissional
03 - 10 - 2020

A cerimónia de assinatura dos contratos de formação do Ensino profissional decorreu nos dias 15,16 e 17 de setembro.

Respeitando as regras impostas pela situação epidemiológica que se vive no pais, foram realizadas três sessões, uma para cada uma das turmas do 10ºano, e os professores de cada turma participaram na cerimónia por vídeo conferência.

A receção aos alunos e aos seus encarregados de educação foi conduzida pelo diretor de turma, diretor de curso, subdiretora do agrupamento e a coordenadora do ensino profissional do agrupamento. Estiveram ainda presentes alunos do 12ºano - embaixadores do curso - que partilharam a sua experiência e aconselharam os novos alunos.

Na cerimónia foram esclarecidos vários aspetos importantes e diferenciadores do ensino profissional, também foi referido que, ainda durante o primeiro trimestre deste ano letivo, terminará o processo de certificação EQAVET, iniciado em setembro de 2019.

Sucesso Escolar - Conclusão dos cursos
Julho 2020
Curso Profissional de Multimédia
A taxa de sucesso no curso é de 65%, se não tivermos em consideração os alunos que anularam a matrícula em anos letivos anteriores. Concluíram o curso 13 alunos, dos 20 alunos da turma.

A taxa de sucesso no curso é de 48%, se tivermos em consideração os alunos que anularam a matrícula em anos letivos anteriores.


Curso Profissional de Restaurante/Bar e Cozinha/Pastelaria
A taxa de sucesso no curso é de 53%, se não tivermos em consideração os alunos que anularam a matrícula em anos letivos anteriores. Concluíram o curso 9 alunos, dos 17 alunos da turma.

A taxa de sucesso no curso é de 26%, se tivermos em consideração os alunos que anularam a matrícula em anos letivos anteriores.


Informações mais detalhadas podem ser consultadas no documento de Balanço do Sucesso Escolar [Documento].
Avaliação da disciplina e das práticas pedagógicas
2019/2020


No final do ano letivo de 2019/2020 foi realizado um inquérito de satisfação aos alunos do ensino profissional, sobre a sua percepção acerca do seu desempenho, da avaliação das disciplinas e a avaliação do desempenho dos professores.
Escala de 1 a 4, em que 1 avaliação mais baixa/discordo e 4 avaliação mais alta/concordo.

Os resultados desse inquérito foram os seguintes:






Certificação EQAVET
20 - 02 - 2020


No dia 19 de fevereiro, a equipa EQAVET reuniu, em duas sessões distintas, entidades internas e externas aos cursos profissionais.
A atividade que decorreu sob a forma de um focus group, teve como objetivo auscultar todos os envolvidos. A primeira sessão foi realizada para os intervenientes internos: alunos, docentes e o serviço de psicologia e orientação. A segunda sessão contou com a presença de encarregados de educação, empresas que recebem alunos no âmbito da formação em contexto de trabalho, empregadores e instituições parceiras.
As conclusões destas sessões serão agora trabalhadas pela equipa EQAVET e serão tidas em conta no plano de ação.
Certificação EQAVET
30 - 01 - 2020

O Quadro de Referência Europeu de Garantia da Qualidade para a Educação e Formação Profissionais (Quadro EQAVET), consagrado pela Recomendação de 18 de junho de 2009 do Parlamento Europeu e do Conselho de Ministros da União Europeia, foi concebido para melhorar o Ensino e Formação Profissional (EFP) no espaço europeu, colocando à disposição das autoridades e dos operadores ferramentas comuns para a gestão da qualidade, promovendo a confiança mútua, a mobilidade de trabalhadores e de formandos e a aprendizagem ao longo da vida.
O EQAVET é um instrumento a adotar de forma voluntária, que permite documentar, desenvolver, monitorizar, avaliar e melhorar a eficiência da oferta de EFP e a qualidade das práticas de gestão, implicando processos de monitorização regulares, envolvendo mecanismos de avaliação interna e externa, e relatórios de progresso, estabelecendo critérios de qualidade e descritores indicativos que sustentam a monitorização e a produção de relatórios por parte dos sistemas e dos operadores de EFP, e evidenciando a importância dos indicadores de qualidade que suportam a avaliação, monitorização e garantia da qualidade dos sistemas e dos operadores de EFP.
Em Portugal, a implementação de sistemas de garantia da qualidade pelas escolas profissionais foi uma das condições ex-ante do Portugal 2020 - Acordo de Parceria 2014-2020 firmado entre o Estado Português e a Comissão Europeia, no âmbito do Programa Operacional Capital Humano, e deu origem à publicação de um diploma legal (decreto-lei n.º 92/2014, de 20 de junho). Neste diploma, é referido que as escolas profissionais devem implementar sistemas de garantia da qualidade dos processos formativos e dos resultados obtidos pelos seus alunos, em articulação com o quadro EQAVET.
É dada a possibilidade de as escolas adotarem o modelo proposto ou de o adaptarem, considerando as práticas que já possam ter vigentes. O site em si tem sobretudo a preocupação de garantir a transparência, e de divulgar os instrumentos e as atividades de acompanhamento, verificação e publicação do processo, sempre na linha do que é e deve ser o EQAVET enquanto "cimento da «triangulação» dos instrumentos europeus" (Quadro Europeu de Qualificações, Europass e Sistema Europeu de Créditos do Ensino e Formação Profissionais).

No Agrupamento de Escolas de Gaia Nascente o projeto de implementação do sistema de garantia da Qualidade EQAVET iniciou em setembro de 2019 e está a ser acompanhado pela Equipa de trabalho constituída por: Paula Lobo, Sónia Sousa, Lúcia Neves, José Avelino e Isilda Moura.
Para que seja garantido o sucesso neste projeto convidamos toda a comunidade educativa, docentes, não docentes, alunos, encarregados de educação, ex-alunos, parceiros da comunidade a participar ativamente nele. Procuramos melhorar ao encontro das Vossas expetativas.
Certificação EQAVET
17 - 10 - 2019
Certificação EQAVET
16 - 10 - 2019

Gaia Nascente em processo de certificação EQAVET?
Porquê?
Porque queremos o melhor para os nossos alunos.